ÁGUA
ÁGUA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
PROFESSORA:
ELIANA
TURMA: 4º ANO
CRONOGRAMA
Inicio dia 17/10/16 e término dia
28/10/2016
APRESENTAÇÃO
A
água é essencial à vida. Todos os organismos vivos no planeta Terra
dependem dela para sua sobrevivência. A água potável está cada vez mais rara.
Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada. Além de
existir uma quantidade pequena de água doce disponível, ela tem sido desperdiçada
e poluída.
Em decorrência da
crescente escassez de água doce, procuramos através de nosso trabalho alertar a população sobre a necessidade da preservação
da água e sua utilização consciente da mesma.
O projeto será desenvolvido em etapas nas aulas de Ciências e nas aulas
de Geografia, através de pesquisas, filmes, slides, palestra, textos
informativos, trabalhos em grupos e
outras atividades para a conscientização dos alunos.
JUSTIFICATIVA
O
Projeto Água saúde e qualidade de vida que se propõe aqui deverá apresentar
para aos alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo
atual vem enfrentando com relação à falta de água. Deve ser desenvolvido
visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com
participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões
relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma
atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
A água é um bem precioso e é garantia de vida, não podemos passar
sem ela. Poupá-la é nossa obrigação como cidadão e demonstrar bom senso, pois
desse procedimento depende nosso futuro. Sabemos que sem água seria impossível
nossa vida neste planeta. Essa preocupação está fundamental no fato da água ser
um recurso finito, cujo desperdício, poderá nos trazer consequências
gravíssimas
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação do aluno
mostrando a importância de sua participação nos trabalhos de
conscientização para preservação da água, motivando a busca pela melhoria da
qualidade de vida, esclarecer assim, o quanto é importante a conservação desse líquido
precioso e insubstituível para assegurar a atual e as futuras gerações. Água com
qualidade e quantidade apropriada e vidas
saudáveis.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Levar
os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da
preservação da água e de seus ciclos;
Ø Reconhecer a importância da água na nossa vida e as
conseqüências pelo mau uso.
Ø Identificar a utilização adequada da água em nossa vida.
Ø Conscientizar que a água não deve ser
desperdiçada, nem poluída.
Ø Desenvolver a criatividade e
imaginação.
Ø Conscientizar a população sobre a importância da Água.
Ø Conscientizar a comunidade escolar para a escassez de água no Planeta
Ø Apresentar as formas de uso
racional da água;
Ø Sensibilizar o público infantil
sobre os cuidados com a Água, tornando-os fiscais
Ø Despertar a conscientização a respeito da Água e da importância da sua
preservação, como também a preservação dos rios
Ø Reconhecer
a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa
sobrevivência
Ø Conscientizar
os alunos que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da
água e de seus ciclos na natureza
Ø Levar o aluno a refletir sobre cuidar e preservar
um bem que é de todos, em não poluir e nem desperdiçar água.
Ø Sensibilizar
os alunos para a importância da água através de discussões e reflexões
Ø Compreender
que a água é condição essencial de vida de todo animal, vegetal e ser humano;
DESENVOLVIMENTO
1º Etapa
Roda
de conversas com os alunos e em seguida passar um vídeo relacionado ao tema
Água
Sondagem
dos conhecimentos prévios dos alunos
- Precisamos tomar água todos os dias?
- Quem já tomou água hoje? Qual a quantidade?
- Para que utilizamos a água?
- Em que momento você sente necessidade de beber água?
- Por que a água é um recurso essencial à vida?
- Qual é a quantidade de água que existe no nosso Planeta?
- Há diferenças entre a água dos rios e a água do mar? Qual/is?
- Você sabia que existe água dentro do seu corpo?
- Em que momento você percebe que a água sai do seu corpo?
- Qual é a quantidade de água que existe em nosso corpo?
- A água é importante para todos os seres vivos? Por quê?
- Você é um ser vivo?
- A água é importante para que você possa viver com saúde?
- Qual a importância da água para o corpo humano?
- Onde encontramos água?
- Como podemos cuidar da água no planeta Terra?
- Se nós não fizermos economia da água um dia ela pode faltar. O que podemos fazer para ajudar a economizar água?
- A água é importante para que você possa viver com saúde?
2º Etapa
Apresentação
de islad no Power point
- Falta d´água - To fora!
Filmes:
1-
O
caminho das águas
2 - Água - Descubra Sua Verdadeira Importância Para Nossa Saúde
https://www.youtube.com/watch?v=zQ6wdHx9YSg
3 - Turma da Mônica - Economizar Água
https://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
3º Etapa
Atividades
desenvolvidas em sala de aula
Música
Texto
Pesquisa
com os familiares
1) Quanto de água o nosso corpo
necessita diariamente? Por quê?
2) Esta quantidade é a mesma em
toda nossa vida?
3) Em qual(is) parte(s) do corpo
concentra(m) maior quantidade de água? Qual a relação disto?
4) Em outras espécies; a
quantidade de água é a mesma?
5) O que poderá
acontecer futuramente aos oceanos se a longo prazo continuarmos poluindo as
águas?
Reflexões com os familiares
Além de existir uma
quantidade pequena de água doce disponível, ela tem sido desperdiçada e
poluída por esgotos,
pesticidas e lixo; diminuindo sua oferta para os seres humanos, animais,
plantas e outros seres vivos. Alguns estudiosos já relatam em suas pesquisas e
livros que a água, sem ser poluída, pode acabar, provocando
grandes estragos.
Assim, é preciso criar a consciência da importância de se cuidar bem desse bem precioso. Evitando o desperdício de água, cada pessoa estará contribuindo bastante para a conservação dela.
Veja algumas dicas:
- Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes;
- Não se esquecer de fechar bem a torneira (caso não consiga, peça ajuda para alguma pessoa mais velha);
- Reaproveitar a água de aquários e de cozimento de ovos e legumes, por exemplo, para molhar as plantas do jardim.
Assim, é preciso criar a consciência da importância de se cuidar bem desse bem precioso. Evitando o desperdício de água, cada pessoa estará contribuindo bastante para a conservação dela.
Veja algumas dicas:
- Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes;
- Não se esquecer de fechar bem a torneira (caso não consiga, peça ajuda para alguma pessoa mais velha);
- Reaproveitar a água de aquários e de cozimento de ovos e legumes, por exemplo, para molhar as plantas do jardim.
Texto informativo
Qual a quantidade de Água no
Organismo?
Cerca de 70% do nosso corpo é
composto por água, mas essa porcentagem varia bastante conforme as condições
individuais de cada pessoa. Com o passar dos anos, a água total presente no
corpo tende a diminuir consideravelmente. Em pessoas adultas a porcentagem fica
entre 60% e 65%; já nas crianças, o percentual médio é de 80%; e nos idosos,
algo entre 40% a 50% do peso é composto por água.
Essa variação também ocorre, por
exemplo, entre atletas, que possuem maior concentração de água no organismo, e
não atletas. Essa variação é explicada porque os músculos são formados por
células mais aquosas, assim como as vísceras. Os ossos, por sua vez, tem baixa
concentração de água. De todo modo, podemos observar que mesmo nos idosos o
percentual de água é bem elevado, justificando a relevância dela para o nosso
organismo.
Além,
desses locais, a água também está presente no nosso corpo e na constituição dos
demais seres vivos. Ela corresponde, por exemplo, a cerca de 60% do corpo humano;
e a 94% do tomate. A água é uma substância muito importante para a vida na
Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver.Sem ela, para
começar, plantas e algas não sobreviveriam. Agora imagine o que seria de nós e
de diversos outros seres vivos sem o oxigênio que tais organismos nos
oferecem!A água também é necessária para hidratação e funcionamento do nosso
organismo, preparação de alimentos, limpeza do corpo, das roupas e dos locais
em que vivemos etc. Além disso, é muito utilizada na indústria, inclusive na
fabricação de remédios e objetos. As usinas hidrelétricas também utilizam a
água para gerar a energia elétrica, que chega às nossas casas.Apesar de
encontrada em muitos lugares, somente uma pequena parte de água está disponível
para os humanos e outros seres vivos. Só para se ter uma idéia, se toda a água
do mundo estivesse em uma garrafa de um litro, somente uma gota dela poderia
ser utilizada para nossa hidratação, ou seja, para bebermos. Isso porque grande
parte dela está em oceanos ou está congelada.
A
importância da água
Em média, devemos
beber um litro e meio a dois litros de água por dia, sendo que cerca de metade
dessa quantia é ingerida através dos alimentos (os mais ricos em água são a
fruta e os legumes, bem como os chás, as tisana, os sumos de fruta e a
sopa). Contudo, convém lembrar que as necessidades de água variam de
pessoa para pessoa, em função de vários fatores como a alimentação, a atividade
física e a temperatura ambiente, como alerta o Instituto Hidratação e Saúde.
Quando aumenta a
temperatura ambiente, a transpiração também é mais elevada e dá-se um acréscimo
de perda de água. Por sua vez, a atividade física incrementa a temperatura
corporal e, consequentemente, aumenta a evaporação de água do suor à superfície
da pele e a perda de água pela respiração. Uma alimentação rica em sal e
substâncias tóxicas acarreta também um maior consumo de água para que o
organismo seja capaz de eliminá-los.
Interpretação de texto
A ÁGUA
Olhando o céu azul que se estendia
até onde sua vista alcançava, uma porção de água passou a alimentar o desejo de
sair de onde estava, um pequeno ribeirão de águas tão limpas que pareciam um
espelho, cercado de árvores frondosas e arbustos enfeitados por flores de cores
variadas, onde muitos animais vinham banhar-se e saciar sua sede.
E ela olhava aquela imensidão azul
que parecia não ter fim, via os pássaros voando ligeiros de um lugar para
outro, as nuvens brancas como algodão deslizando tranquilas e sem pressa pelos
ares, e quanto mais ela olhava, mais aumentava a sua vontade de sair flutuando
sem rumo pelo espaço e chegar até o céu, onde passaria a morar e admirar, lá de
cima, a beleza exuberante da terra e seus pertences.
E para que seu pensamento se tornasse
realidade ela pediu ajuda ao sol, que não se fez de rogado e imediatamente a
transformou em vapor, permitindo-lhe assim subir primeiro em direção às nuvens
que pairavam bem lá no alto, e depois atingir a camada mais fria e rarefeita da
atmosfera. Mas chegando onde queria, as partículas minúsculas da água foram
ficando geladas com o frio e por isso voltaram a se unir, tornaram-se novamente
mais pesadas que o ar, e terminaram desabando na forma de chuva forte sobre a terra,
onde a porção líquida foi sugada pelo solo seco e levada para um lençol
freático profundo, no qual permanece aprisionada até hoje.
Moral da história: Sonhar alto é
perigoso, porque a volta à realidade pode acontecer em uma queda longa e sofrida.
Baseado em uma fábula
de Leonardo da Vinci.
1) Qual é o título do texto?
2) Qual é o personagem principal da história?
3) Onde se passa a
história?
4) Qual é o tema principal do texto?
5) Quantos parágrafos possui o texto?
6) Para onde a personagem principal queria ir?
7) No fim da história ela conseguiu o que
queria?Justifique sua resposta.
8) Em sua opinião esta história realmente
aconteceu? Justifique sua resposta.
9) Faça uma ilustração
da história.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Realizar esse projeto
com os alunos do 4º ano foi um desafio, pois o assunto é instigante e necessário,
mas o medo de não chegar ao nosso objetivo as vezes falava mais alto.
Ao finalizar o
trabalho, pude perceber o quanto os alunos haviam buscado e enriquecido em
termos de aprendizado, eles já sabem da real situação que nossa cidade está com
relação aos cuidados com água. Já
conseguem enumerar uma lista de cuidados que devemos ter para economizar
água. Sabem que não pode faltar água, pois ela é essencial para a nossa saúde e nossa qualidade de vida.
E o mais importante, houve mudanças de atitude na maioria da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário